Consulta Pública de Avaliação do Plano Municipal de Educação

Contribuições podem ser realizadas até o dia 20 de outubro de 2017
Publicado em: 29 de Setembro de 2017. Última Atualização: 3 de Outubro de 2017

A Prefeitura de Santo Antônio do Monte, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e da Comissão Municipal de Educação apresenta à sociedade civil a versão preliminar do Relatório de Monitoramento do Plano Decenal de Educação para o decênio 2015-2024, e convida a todos para colaborar com sugestões para a construção da educação que queremos e precisamos para nosso município.

O texto base da versão preliminar do Relatório de Monitoramento do Plano Decenal de Educação, encontra-se em consulta pública na versão digital para download no link abaixo, e as contribuições podem ser dadas até o dia 20/10/2017.

O processo de monitoramento do Plano Municipal da Educação teve início em 06 de maio de 2016, com a assinatura pela Secretária Municipal de Educação Márcia Bernardes, do termo de adesão à assistência técnica para monitoramento e avaliação dos planos de Educação / SASE / MEC.

A Comissão Coordenadora do Plano Municipal de Educação foi reafirmada para que tenha dentre suas atividades o monitoramento e a avaliação do plano, bem como foi nomeada uma equipe técnica, através da Portaria nº 001/2016 da SEMED.

A equipe técnica estudou e avaliou cada meta com suas estratégias, bem como, as previsões orçamentárias reavaliando o prazo para cumprimento de cada meta. Para isso, foi realizado estudo da situação atual e a situação esperada ao final da vigência do Plano, com a sistematização de todos os dados obtidos sobre a educação no Município.

Assim, foi elaborado o documento Relatório Anual do Plano Municipal de Educação – Versão Preliminar, e entregue à Secretária Municipal de Educação em reunião realizada em 12 de julho de 2017.

Nesse documento consta o processo de elaboração do PME, o processo de seu monitoramento, a avalição das metas e estratégias, as notas técnicas com recomendações de ajustes necessários no PME e a Ficha de Monitoramento, composta por três partes:

Parte A – Cabeçalho da Ficha de Monitoramento.

Parte B – Define a organização cronológica das metas, os dispositivos legais e estratégias associadas e a vinculação de cada estratégia com outros instrumentos de planejamento

Parte C – São mencionados os indicadores para cada meta, com o que o foi previsto e executada para cada ano de vigência do plano.

A consulta pública tem como finalidade coletar sugestões, no sentido de enriquecer o documento base preliminar e ampliar a participação da sociedade.

O produto da consulta pública se concretizará no documento Avaliação do Plano Municipal de Educação – Versão Final, que nada mais é do que a Versão Preliminar acrescida das alterações aprovadas e sistematizadas pela comissão coordenadora com o apoio da equipe técnica. Após os ajustes, a comissão coordenadora encaminhará o documento à secretaria municipal, que poderá rever as políticas, as ações e os programas e/ou propor possíveis alterações no plano vigente, caso necessárias.

Acesse o Relatório Anual de Monitoramento do Plano Municipal 2015 a 2017.

Acesse Notas técnicas.

Acesse Ficha de Monitoramento do Plano Municipal de Educação.

Contribuições pelo e-mail: educacao@samonte.mg.gov.br

TAG's: Consulta, Pública, Avaliação, Plano, Municipal, Educação